
Cromoterapia
Tratamento de Cromoterapia Para seus Cães
A Cromoterapia é o uso da energia das cores para a harmonização e equilíbrio do indivíduo e do animal.
A energia do sol era utilizada pelos egípcios, hindus, chineses e gregos, vários séculos antes da nossa era, antes de Cristo, exatamente.
A cor é o que define a existência das coisas para os nossos olhos, é a nossa primeira porta para o mundo. Os gregos veneravam o deus Hélio (Sol), considerado como "O Olho do Mundo", aquele que tudo vê. Os egípcios, por sua vez, possuíam templos de cura baseados no uso da luz solar, associados a complementos coloridos e banhos de sol, de acordo com o estado da pessoa e com as estações do ano.
Os hindus, veneravam Surya, o deus Sol, e, segundo estes, recebemos a energia vital (Ki) contida no ar que respiramos. Hoje, a Cromoterapia já é muito popular. A cor é utilizada para curar e ajudar muitas pessoas e animais doentes e com problemas de stress.
O nosso corpo absorve a energia das cores pela vibração que estas emanam. Todos os órgãos, sistemas e funções do corpo, estão ligados aos sete centros de energia principais do organismo, os Chakras, e cada centro corresponde a uma das sete cores do espectro solar.
Pelas cores recebemos a energia que necessitamos para manter um corpo e mente sadios. Quando algo está em desarmonia, podemos fortificar os nossos Chakras, pelo uso consistente da cor.
A Cromoterapia é natural, holística, não invasiva, não tem nenhum efeito colateral, e é segura, sendo usada em seres viventes. Os animais respondem muito bem à Cromoterapia, e muitas vezes adormecem durante uma sessão de tratamento. Os animais são muito sensíveis às energias das cores. Muitos animais não vêm a cor como vemos, mas isto não significa que eles não sejam afetados pelas energias das cores. Os seres humanos, já foram muito sensíveis à energia das cores, com o advento da vida moderna, inclusive a luz artificial, os humanos ficaram menos sensíveis a essas vibrações de energia.
Contudo, os animais ainda conservam esta sensibilidade e as influências de vibrações diferentes da luz ainda afetam todas as coisas vivas em muitos níveis.
Podemos utilizar a cromoterapia nos animais de diferentes maneiras, como por exemplo, a utilização das cores nos alimentos, que usa a própria cor dos alimentos para reequilibrar os Chakras em desequilíbrio.
A utilização das cores em líquidos cromatizados e elixires, que consiste em utilizar a energia da luz do sol ou dos cristais, passando-a para os líquidos através de filtros coloridos e pedras e fazendo uso dela através de sua ingestão. A utilização de fluidos coloridos, à base de ervas e essências aromáticas, usadas isoladamente ou não, de modo a propiciar a combinação mais adequada para cada caso. Utilização de radiação através de lâmpadas, lanternas ou outras fontes luminosas. Entre as diversas utilizações da Cromoterapia, a mais conveniente é a aplicação de um foco luminoso diretamente sobre o corpo, em um aposento escuro. A luz deve partir de uma lâmpada colorida, colocada num suporte, e irradiar-se por todo o corpo. A aplicação do foco de luz pode ser acompanhada de outras formas terapêuticas, como a musicoterapia, aromaterapia, e massagens.
Os animais não são diferentes , são formados por energia , possuem os vórtices de energia como nós , e são afetados por disfunções nessa energia também , causando futuras doenças.
Eles também podem se beneficiar da cromoterapia , assim como de qualquer terapia vibracional ou energética.
A Cromoterapia é a ciência que utiliza a vibração das cores do espectro solar para restaurar o re-equilíbrio físico-energético em áreas do corpo que apresentam alguma disfunção. As propriedades terapêuticas de cada cor vão agir nos campos energéticos que chamamos de Chakras, corrigindo e reativando o campo vibratório celular.
A Cromoterapia é uma terapia holística por tratar o ser como um todo. Cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até níveis mais sutis. A aplicação de cada cor tem como finalidade suprir carências de determinadas vibrações energéticas no corpo e neutralizar o excesso de outras.
A luz consiste em sete cores principais de energia:
Vermelho, laranja, Amarelo, verde, azul, indigo (azul escuro) e violeta)
Uso Terapêutico das Cores:
Vermelho: aumenta a energia vital.
Rosa: ativa a energia amorosa, elimina impurezas do sangue.
Laranja: proporciona maior alegria, jovialidade e libido, elimina gorduras em áreas localizadas.
Amarelo: desenvolve a criatividade, purifica o sistema e é benéfico para a pele.
Amarelo forte: fortifica o corpo e age em tecidos internos.
Verde: aumenta a capacidade física e mental.
Verde forte: anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador.
Azul: acalma e equilibra, é analgésico, regenera as células dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório.
Azul forte: lubrifica as juntas e articulações.
Rosa forte: age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artérias e elimina impurezas do sangue
Indigo: anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea, limpa as correntes psíquicas.
Violeta: sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauteriza as infecções e inflamações.
Dourado: concede a influência do Sol, dando ânimo e exaltação, representa a opulência e a riqueza.
Prateado: concede a influência da Lua, proporciona mistério, magia, receptividade e uma natureza mais feminina.
Branco: É a inocência, a pureza e o regresso à infância. Transmite calma, harmonia, paz e potencializa todas as outras cores.
Fonte:
Referências:
somostodosum.ig.com.br/clube/servicos.asp?id=00905
www.soartigos.com/artigo/1200/CROMOTERAPIA/>
www.webartigos.com/artigos/o-embasamento-cientifico-da-cromoterapia/15971/>
floraiseanimais.wordpress.com/cromoterapia-para-animais/>
pt.scribd.com/doc/3507947/Psicologia-das-Cores>
www.floraisecia.com.br/detalhe_artigo.php?id_artigo=702 2008>
www.centroreichiano.com.br/artigos>